PROJETO ESPAÇO MULTIMIDIA INFANTIL

Adelir Pazetto Ferreira, Silvana Bernardes Rosa

Resumo


A proposta deste trabalho e apresentar a metodologia e os resultados obtidos na formação docente em serviço, direcionada para o Projeto Espaço Multimídia Infantil (EMI), bem como explanar fragmentos demonstrativos da pró tica pedagógica neste Espaço. Este Projeto foi implementado em uma creche pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Floriano polis, criando um campo de estudo do processo de incorporação de diversas mídias à educação infantil. O EMI foi construído com o caráter de projeto piloto e está equipado com computadores, impressora, softwares educativos, televisão, vídeo, aparelho de som, acervo de CDs, livros infantis, brinquedos, filmadora, mó quina fotográfica digital, pape is, canetas e outros. O trabalho a ser realizado com a criança, entendendo-a como um cidadão de direitos, tem como propósito contemplar suas múltiplas dimensões, entre elas o imaginário, cognição, expressão corporal, brincadeira, afetividade, faz-de-conta, criatividade, sexualidade, entre outras. Uma das necessidades evidenciadas no cotidiano da creche são as mudanças paradigmáticas, referentes aos conceitos de criança, infância, aprendizagem, mediação, professor, mídia e outros. Portanto, houve necessidade de qualificar os profissionais objetivando promover reflexões teórico-metodológicas acerca do trabalho pedagógico. Nesse sentido, as formações oferecidas são temáticas como informática educativa, contação de histórias e trabalho com as mídias.

 PALAVRAS-CHAVE: Educacao Infantil; Mıdias; Formacao; Tecnologias.

Texto completo: PDF