A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO [doi: 10.5329/RECADM.20020101005]

Vera Lucia Bianchini Martins, Jucilene A. Arruda Monteiro

Resumo


RESUMO
Vive-se atualmente a era da informação. Tudo acontece rapidamente e, muitas vezes, não é tarefa fácil acompanhar a velocidade dos acontecimentos por não se estar devidamente preparado. Em vista disso, oportunidades e chances de progresso são desperdiçadas. Apesar de muito se ouvir falar em globalização, mercosul, competitividade e qualidade total, pouco se pára para analisar o reflexo que todos esses termos propiciam ao cotidiano pessoal e profissional do indivíduo. Embora o conceito de tais termos seja, em sua maioria, conhecido, nem sempre se sabe o que eles são capazes de envolver, mas é certo que fatos, situações e estudos aparentemente distantes do dia-a-dia do Administrador refletem intrinsecamente em suas decisões e negociações.
É o que se pode enfatizar quanto ao emprego do próprio idioma. A Língua Portuguesa é fator de máxima e peculiar importância na Administração, principalmente no que diz respeito à Administração de Recursos Humanos e à Administração Mercadológica.
Neste trabalho, o objeto de estudo e análise é principalmente a Administração de Recursos Humanos, as suas relações de causa e efeito no que se refere à utilização da língua materna e, também, a importância da língua portuguesa nesse nicho de mercado. Assim sendo, os tópicos abordados no referido trabalho são: A Língua Portuguesa nos processos de recrutamento, seleção, admissão, treinamento e demissão ; A Língua Portuguesa x Imagem x Qualidade Total; A importância da adequada abordagem nas redações comerciais e a Linguagem como fator de venda da imagem. Para comprovar tal importância, foram utilizadas as técnicas de questionário e entrevista, além de pesquisas e dados estatísticos obtidos na área.
A análise dos resultados obtidos, amparada por dados estatísticos e bibliografia específica, respalda a Língua Portuguesa como um agente impulsionador do sucesso administrativo.
Palavras-chave: língua portuguesa, informação, Administrador

Texto completo: Artigo

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RECADM
http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/
ISSN: 1677-7387
doi: 10.5329/RECADM